segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Visão pessoal

Sei que a ECS 12 foi cancelada, mas resolvi dar uma olhadinha no meu blog para ver o que já havia feito. É muito interessante este processo de rever trabalhos, mas é gratificante porque assim dá pra ver a caminhada que começou com muitas dúvidas e medos e que hoje já estão superados. No início eu nem sabia o que era um blog, hoje gosto muito de escrever no meu e ler o conteúdo dos meus colegas. O tempo passou muito rápido e as mudanças aconteceram, estou mais segura, gosto do que faço , vejo a Educação com outros olhos e vejo que o caminho a ser percorrido é longo, difícil, porque não depende só de mim, mas sim de toda uma estrutura de Sociedade .

Avaliação Final 2 - Seminário Integrador

Link para o Colaborar do meu

sábado, 23 de dezembro de 2006

Wikistórias- ECS 10 - relato



Achei muito interessante, engraçado, prazeroso participar do inwikistórias, foi agradável compartilhar com os colegas de forma informal o que quiséssemos, pena que ainda não nos sentimos com liberdade de contribuir na página pessoal do outro. As salas foram criadas e os assuntos depois claro de um tempo de assimilação e de aprendizagem de como utilizar a página foram se desenrolando de forma coloquial , como se realmente estivéssemos conversando.
Eu dei uma olhadinha quase todos os dias na sala que estava participando nº 5 . Abri uma sala especial que surtiu muitos questionamentos e inquietações a partir de perguntas levantadas na atividade nº 9 Grupo F.
Foi bom ler o que outras pessoas escreveram e ver que não estou sozinha frente a problemas, rotinas e desafios que acontecem no meu dia a dia.

Um dos parágrafos que quero destacar é o seguinte:

"São escolas separando as crianças por níveis sociais, pelo rendimento da série anterior, pela idade, pelo comportamento, pelos problemas psicológicos, neurológicos ou ainda, professores escolhendo os alunos com quem querem trabalhar no ano seguinte. Também é real a divisão entre professores do turno da manhã, tarde e noite, bem como dos professores de área e currículo ou ainda, a maior de todas as separações observadas que é entre professores e funcionários e até uma divisão entre os próprios funcionários dos serviços gerais, merendeiras e monitores como se cada segmento não fizesse parte do mesmo ambiente escolar. Ora, se nós adultos, não reagimos e lutamos para modificar essa situação dicotômica no ambiente escolar, como podemos transmitir esse ensinamento aos nossos alunos"?

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

ECS 11 - Grupo F Colaborar


Postamos nosso texto da atividade em Grupo no Colaborar.
Este trabalho foi mais interessante do que o outro porque trocamos mais , o fórum foi agradável , conseguimos conversar, colocando nossas opiniões, angustias, questionamentos e reflexões. Infelizmente nossa colega Nilsa não pode participar por um motivo particular envolvendo a mãe dela, que está hospitalizada.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

ECS11- Educação escolar e políticas públicas no Brasil.


Escrever sobre este tema é realmente importante,principalmente porque a teoria é linda e maravilhosa,que me revolta, porque existem muitas Leis, que estão apenas no papel e não são colocadas em prática.
  • Começo por esta mudança de 8 para 9 anos de ensino obrigatório e gratuíto, acompanhei durante este ano esta discussão porque muito me interessa , visto que meu município esta tentando se adequar aLei. Em uma discussão que acompanhei para haver esclarecimentos ficou dito que os alunos devem ter 6 anos até 31 de março, mas a Lei deixa claro que a criança tem direito ao ensino gratuíto e que é obrigatório a partir dos 6 anos, então não interessa quando ela faz aniversário, no decorrer do ano ela tem direito a vaga nas escolas. Questionei sobre isso e a resposta que recebi foi que os pais terão que procurar a Justiça, para poderem incluir seus filhos na rede escolar. Também que é a Educação infantil que deve absorver estas crianças, mas a maioria das crianças de 0 a 6 anos não consegue vaga nas escolas infantis públicas, visto que à poucas vagas e é feito sorteio, quem não é sorteado precisa procurar creches pagas.
  • Outra questão é que quem pode pagar e não precisa trabalhar frequenta Universidade Federal, porque a maioria estudou em escolas particulares e fez cursinhos pagos e quem paga com muita dificuldade porque o que ganha e quase o que custa uma cadeira estuda em Universidade Privada e a maioria estudou em escolas públicas.

Nossa realidade frente a Educação é triste, sabemos de muitos problemas, conhecemos as Leis e nos sentimos amarrados. Somos profissionais buscando conhecimento para trabalhar a realidade de nosso educando, e muitas vezes as Escolas onde trabalhamos são rotuladas como fracas, que dá o mínimo de conteúdos, que o aluno não consegue seguir adiante, mas nos últimos anos a preocupação é o aluno como um todo, um ser em formação, e não só os conteúdos, a Escola pública se preocupa com os diversos aspectos do aluno, não que a particular não se preocupe, mas é diferente porque tem uma concorrência séria entre as particulares para ver quem oferece mais atividades diversificadas, o aluno na maioria é visto como um número.

Vários professores assim como outros profissionais, colocam seus filhos em Escolas particulares porque querem proporcionar uma Educação melhor, mais forte, que leve seu filho a competição, a concorrência.

Não tem preço


Quero repartir com todos o que aconteceu hoje.
Na minha Escola eu e mais algumas colegas proporcionamos uma aula diferente para os alunos, com jogos , videokê, pintura de rosto, teatro, histórias, Papai - Noel e o aluguel de uma cama-elástica.
Infelizmente a atividade não fui com todos as turmas, não ouve envolvimento dos outros professores, mas na hora do recreio proporcionamos para os alunos a cama-elática e como temos um aluno cadeirante, vi ele olhando colocando a mãozinha na cama, sentindo o embalo, ele não mexe mãos nem pernas, só com ajuda. Então quando terminou o recreio fui até ele e perguntei se ele queria ir na cama-elástica, ele me olhou e disse:
- Se a minha professora deixar.
Pedi para a professora e ela deixou, fui com ele e com a enfermeira que o auxilia na sala , porque ele usa um computador, o colocamos na cama então subi, ela pegou ele no colo , ele deitou e rolou e aí ficou deitado , só esperando, expliquei que eu ia pular e ele também. Foi maravilhoso ver o brilho dos olhos dele, nada paga a felicidade que ele sentiu, ele gritava, se mexia, vibrava, e quando eu dizia que ele ia pular mais alto, ele ficava esperando e a sensação que dava é que ele estava realizado, se sentindo muito FELIZ, podendo fazer o mesmo que seus colegas.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

ECS10


Ser professora!

Como Paulo Freire escreveu:

"Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam". ( 1996, p. 60).

Lendo sobre Paulo Freire pode-se ter esperança, vontade, ousadia. As questões que ele abordou são importantes e serão vistas e revistas com o passar de muitos anos, porque ele fala em sonho , em fantasia, criar, inovar, ser diferente fazendo a diferença, buscando a construção de si , contribuindo na construção do outro. Quando me deparo com a palavra INACABADO, vejo que realmente Paulo Freire tem razão , que somos seres inacabados convivendo com outros seres inacabados, buscando uma sociedade e um mundo melhor, mas muitas vezes nesta busca olhamos para o nosso umbigo e esquecemos dos outros, e acabamos fazendo coisas para o nosso bem esquecendo dos que nos cercam. Somos egoístas, individualistas. É preciso uma caminhada constante. O professor precisa muito de conhecimentos e trocas para melhorar a sua prática. Infelizmente ainda parece que vivemos no passado no que se refere a Educação , é incrível que temos consciência disso e fazemos muito pouco para mudar, as crianças mudaram, o professor mudou , mas a Escola estruturalmente continua bem dizer a mesma, claro que algumas com mais recursos, mas ainda infelizmente centrada em conteúdos, notas , pareceres, aprovação, reprovação, cópia, caderno, quadro e giz .

O professor corre atrás das mudanças procurando ler e entender o que acontece com a tecnologia, com o mundo , com as famílias e principalmente com seu aluno . Aluno este que tem acesso de diferentes maneiras a muitas informações ao mesmo tempo, mas não consegue transformá-las em conhecimento, que é curioso, que é único, que não consegue ficar parado, que é agressivo ou passivo, que é atento ou desatento, que mostra seu desencantamento ou é encantado por diversas coisas que não fazem parte da rotina escolar, que não interage ou fala demais, que não está motivado, que vai na aula só pra comer merenda e brincar ou que vai na aula esperando encontrar respostas para suas inquietações, que não são as mesmas de seus colegas.

É muito irônico constatar que nós professores temos muitas inquietações em comum, e mesmo distantes e em escolas diferentes enfrentamos problemas e episódios parecidos , que nos perturbam, encomodam , alegram, nos fazem andar, correr, ir de encontro a uma resposta. Infelizmente encontramos estas respostas na teoria e ainda não conseguimos colocá-las em prática, precisamos ser mais unidos, lutar pelos nossos ideais. É isso que passamos pra nossos alunos: que eles façam a diferença, que se tornem cidadãos, que possam contribuir na sociedade, mas e nós professores?? Não somos meio parados, não esperamos respostas prontas, leis, ordens, que nos digam o que fazer e como fazer??

Acredito que todos nós estamos em um caminho comum , o da inquietude, do questionamento , da auto-avaliação, da aprendizagem, mas ainda continuamos esperando. Claro que fazemos a diferença, que nos posicionamos, mas é preciso mais, é preciso OUSADIA.

Quanto a participação na Wikistórias , achei muito interessante , fiz várias leituras e contribuí com minhas colegas e elas comigo, pude trocar informações, acontecimentos .No começo foram muitas apresentações, mas depois a fila andou e os assuntos surgiram . Também abri uma sala sobre o Trabaho em grupo e diferenças, que teve contribuições, onde ouve espanto quanto a um dos questionamentos. O assunto que me intrigou foi referente a GREVE que é comum os professores fazerem , mas que nos últimos anos, não tem dado muito certo e quem sai perdendo são os alunos e os professores, eu particularmente nunca fiz greve, mas já fui aluna em ano de greve, não que não acho importante lutar pelo que temos direito, mas esta maneira não me agrada.

sábado, 2 de dezembro de 2006

Construção de página

Colegas!!!!!!!!!!!!!
Construí minha página da semana 9 ( TICs).

Achei uma gracinha!!!!!!!!!!!!
E vocês?????

sábado, 25 de novembro de 2006

Minha apresentação

Desabafo

Escreverei aqui o que não consegui dizer na aula presencial do dia 23.11.
Desde o início estou me questionando como as pessoas não se prepararam para este curso, escutei muitas reclamações , principalmente com relação ao computador, as leituras, e as atividades , gostei muito do que a professora Suzana lembrou com relação a aula presencial onde teríamos que ir 4 noites e ainda fazer os trabalhos.
Eu estou muito feliz de poder estar cursando Pedagogia na UFRGS à distância, é o que sempre procurei, fazer uma faculdade onde eu pudesse ficar em casa, não precisando sair toda as noites e poder me formar em 3 a 4 anos. Me encomoda que as pessoas não consigam entender que comprar um computador e colocar banda larga sai bem mais barato do que pagar afaculdade, transporte, lanches,e roupas, Como disse no pólo nem sabia que iria ter o pólo, pensei que seria só em casa , como outros cursos à distância que as pessoas precisam se virar sozinhas. Sinto algumas colegas muito dependentes e com medo do novo, se não sei devo correr atrás, fazer um cursinho de informática, ter tempo, pensar que esta oportunidade é única e que estamos sendo privilegiadas com tutores e professores que devem estar confusos e cheios de coisas para fazer ,e conseguem dar conta, afinal todos temos família, vida social, trabalho , problemas, particularidades,.................

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

ECS9- trabalho em grupo

Grupo F de São Leopoldo
LIVRO:MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, 1983
Educação, Formação e Trabalho (pág.27 a 43)
Anete,Elsa,Marta,Nilsa,Silvana M., Sandra V.
Já procurei o livro em algumas bibliotecas e não encontrei ou não estava disponível, também tentei comprar nas livrarias de São Leopoldo sem sucesso. Buscarei amanhã 14.11 a obra no pólo e espero ver as colegas do grupo.
Consegui (14.11) a obra e conversei com a Elsa e a Silvana, a colega Nilsa está com problemas familiares, mas foi no pólo e a Anete de Montenegro não estava, combinamos de nos comunicar por e-mail ou telefone.
19.11 - Depois de ler a minha parte da obra, Educação, formação e trabalho,consegui fazer um pequeno resumo e mandar para as colegas.
Troquei e-mail com a Elsa e com a Silvana e mandei e-mail para Anete e Nilsa para fazer a postagem versão inicial no Colaborar .
Recebi um comentário da Anete no dia 20.11 e hoje 22.11 descobri que a colega
Sandra V. também faz parte do meu grupo, mandei e-mail para ela .
Hoje 28.11 depois de trocar e-mails com as colegas e refazermos a leitura de nosso texto postei no Colaborar a versão final do nosso grupo.
Espero que a leitura seja agradável e que as questões levantadas sejam comentadas.

domingo, 12 de novembro de 2006

ECS8-Continuando


Com relação a troca com meu grupo F1 até agora só consegui trocar e-mail com a Elsa e com a Vera Prates , porque foi difícil achar as figuras visto que ouve atraso nas postagens e acredito que muitas não tem acesso facilitado a internet. Mas pude descobrir que eu, Elsa e Vera escolhemos o curso devido a problemas com o tempo , com disponibilidade, com o não querer se ausentar à noite, com trabalhar 40 horas e também que a tecnologia nos pegou de surpresa , mas está sendo muito prazerosa e desafiadora, que muitas vezes nos sentimos vencidas , mas levantamos a cabeça e vamos em frente.
Da minha parte nem imaginava como o curso seria, mas o esperava anciosa, pois sempre quis fazer faculdade, mas realmente não queria me ausentar de casa e para mim o curso está sendo muito bom , está além das minhas expectativas , visto que tenho achado mais tempo para leituras, pesquisas, reflexões e que tenho aprendido muito sobre tecnologia. Hoje tenho um objetivo claro quanto ao que quero , quanto a minha formação e tenho me empenhado muito para alcançá-lo, sei que é só o começo, mas estou feliz, cheia de vontade.
Recebi dia 14.11 e-mail da Evanice sobre a caminhada dela , e esta frase acredito que seja a realidade de todas nós "Já passei por momentos de angustia, desânimo, solidão,medo,tristeza, agora estou me sentindo bem melhor, mas segura e animada com o curso, não posso perder essa oportunidade, já não tenho mais 20 anos e pretendo realizar o meu sonho me formar em Pedagogia."
Recebi dia 15.11 e-mail da Carine , onde conta que não imaginava fazer Pedagogia pela UFRGS ainda mais a distância e que tudo foi muito rápido.
Hoje, 19.11, visitei e comentei os blogs das minhas colegas de grupo , foi bem interesssante porque também elas sentiram falta de poder trocar mais informações, acho que esta troca quase não aconteceu devido ao fator tempo e a demora(atraso) nas postagens das figuras.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

ECS8 - GRUPO



Puxa, que difícil encontrar meu grupo , pesquisei muito desde o lançamento da atividade, visitei quase todos os blogs, gostei das visitas , pude ler algumas postagens e copiar algumas imagens , mas descobri que muitos não tinham postado suas figuras, então acabei deixando que os outros também pesquisassem. Agora meu grupo tem 6 componentes comigo :
  • Carine de Três Cachoeiras
  • Elsa de São Leopoldo
  • Sonia Mara de Gravataí
  • Vera P de Gravataí
  • Evanice de Alvorada

Começamos eu e a Elsa a trocar e-mails esta semana, mas ainda não obtive relatos das outras colegas, espero logo ter novidades.

sábado, 4 de novembro de 2006

ECS7

Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva marxista
Karl Marx nasceu numa família em Trier em 5 de Maio de 1818 de classe média e morreu em Londres a 14 de Março de 1883 . Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas, tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público. Economista, filósofo e socialista alemão, estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana e formou-se em Iena, em 1841. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels que nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895, era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família, quando estudante Hengels, adere a idéias de esquerda começa então aí uma amizade íntima durante a vida toda entre Marx e Hengels.
Marx foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista .
Karl Marx foi o único cérebro de primeira grandeza a apelar diretamente para as massas, articulando incansavelmente para que ocorresse a aliança entre a humanidade pensante (os intelectuais) com a humanidade sofredora (o proletariado), desde o princípio da sua atividade jornalista e política aproximou-se da causas populares, incitando os que tivessem sede e fome de justiça a se unirem, a se organizarem e a reivindicarem. Para ele eram proletários - as massas arregimentadas pela indústria -, os novos Prometeus. Somente eles, afirmou, por dominarem a nova tecnologia fabril, poderiam construir um mundo melhor.
Relata-se que Marx era um pai meigo e amoroso. Gostava muito de caminhar com a família e dizia que os filhos devem educar os pais. Ele e sua família sofreram vários infortunos materiais, porém sua família sempre o apoiou. Dizia que a relação homem-mulher é uma troca de valores. Mas quando um dos parceiros deixa-se alienar pelo dinheiro, os valores são opostos: o amor se transforma em ódio, a fidelidade se dilui. "O amor é o meio de o homem se realizar como pessoa", dizia.
Marx e Hengels lutaram para acabar com o capitalismo, acreditavam que o socialismo adicionado ao equilíbrio transformaria a sociedade e formaria uma nova sociedade onde o indivíduo produzindo seu meio de existência produziria também indiretamente sua própria vida material e com seu esforço e dedicação mudaria suas condições materiais transformando a si mesmo.

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

ECS6 parte2

Participação fórum

Com relação a minha participação no fórum, posso dizer que a leitura foi diária, muitas vezes me identifiquei com a opinião das colegas, mas não deixava respostas, porque acho o fórum pouco dinâmico, muito confuso, onde se escreve e se não prestar atenção nem acha mais a mensagem. Acredito que isso poderia ser revisto, seria bem mais interessante como é o A2, ou MSN , um chat realmente , onde o tempo seria real e poderíamos nos comunicar e obter respostas, daí sim haveria troca idéias ,de opiniões, seria prazeroso. O fórum é parado e as vezes parece que as pessoas nem leram o que foi escrito, é tão estranho , imaginava que os fóruns seriam on line .( isso foi um parênteses, minha opinião, pois já que não podemos quase nos ver, seria agradável conversar pelo computador).


Bem coloquei algumas opiniões no fórum e li quase todas , pude perceber que mesmo sendo escolas diferentes as realidades são parecidas, as inquietações também, principalmente com relação :
  • democracia,
  • burocracia,
  • baixa auto-estima dos alunos,
  • pouco interesse cultural e formal dos pais ,
  • escola desempenhando vários papéis,
  • preocupação com a formação do aluno(ser transformador), com a desigualdade social , com preconceito,
  • dominação em todos os ambientes, hierarquia,
  • exercício constante do poder ( obediência) ,
  • aluno com diferentes histórias, muitas necessidades,
  • muitas mudanças nas escolas com relação a pensamentos e pouca mudança estrutural,
  • necessidade de apropriação da tecnologia,
  • vontade de mudar, mas pouca ação .

Nesta atividade visitei e comentei os blogs das colegas:

  • Sílvia de Sapiranga
  • Sandra de Alvorada
  • Magali de Alvorada
  • Renata de Três Cachoeiras

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

ECS6


Entendi que , Weber considerava que para entender a Sociedade era preciso considerar o indivíduo em sua ação social em sua interação, levando em consideração as partes primeiro para depois o todo. Também considerava que o poder é construído e permeia as relações sociais.

Analisando situações vividas a partir da teoria de Weber no meu local de trabalho atentando para as relações:
Ser /estar x papéis - Poder/hierarquia


Trabalho em uma escola municipal onde tivemos eleições para escolha da direção, onde foi montada uma chapa com a diretora e a vice-diretora, porque as supervisoras foram indicadas pela diretora( ela as escolheu por afinidade ou competência, não sabemos o que foi levado em consideração , simplesmente ela fez convites e não consultou o grupo de professores, se alguém gostaria de se candidatar ao cargo . Assim professores, funcionários, e comunidade (pais e alunos) escolheram se aceitavam ou não a diretora e a vice que estavam concorrendo, porque não escolheram qual direção queriam, só havia uma chapa e esta incompleta. Assim a direção de hoje está diretora, vice e supervisora porque na verdade são professoras concursadas como qualquer colega de trabalho, que neste atual momento estão exercendo um cargo que lhes dá poder, mas também obrigações. Professores ( que exercem domínio sobre os alunos) e funcionários devem a direção satisfação de suas atribuições, somos cobrados assim como a direção o é pela Secretaria da Educação e esta é pela Prefeitura e assim hierarquicamente.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

ECS8


Oi pessoal! Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?

Meu e-mail é curiosa.rs@globo.com

domingo, 22 de outubro de 2006

ECS5


Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva weberiana

Max Weber deixa claro em suas obras que há três tipos IDEAIS( palavra ideal empregada não significa desejável e sim "puro") de dominação . Com isso, ele traz as características de cada dominação, mas deixando claro que são características puras, abstratas, que na realidade concreta não se expressam exatamente conforme as descrições dadas.


Resumindo são:
Dominação carismática: ocorre quando o líder exerce a sua influência em virtude das suas qualidade pessoais, onde a legitimidade está fundamentada na fé que o liderado depositar no líder, surge a partir de um AFETO que o povo nutre por uma pessoa por acreditar que esta pessoa possui poder heróico, santidade, ou seja ela alguém exemplar a se seguir.
Dominação tradicional: ocorre quando o poder de mando tem por base um respeito pela tradição e pelo passado, onde a legitimidade se dá pelo costume e pelo sentimento de que “é correto” fazer as coisas da maneira tradicional, exemplo seria o pai sobre a família.
Dominação racional-legal: ocorre quando o poder é legitimado por leis, regras, regulamentos e procedimentos, surge pelos interesses, baseia-se na legitimidade e legalidade das ordens e do direito de mando que os nomeados possuem.

Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta, penso que por isso descreveu os tipos de dominação.
O principal objetivo de Weber: compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais , propõe que se deve compreender, interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido e evidenciar irregularidade das condutas. (Wikipédia)

Dominação, palavra pesada até para escrever , tem um sentido específico, exerce poder.
Somos dominados diariamente por leis, pessoas, mitos e sabemos disso . Temos consciência e cada vez mais aumenta os que dominam e os que se deixam dominar. Interessante é que uma pessoa dominada também pode ser dominador, triste isso por que muitas vezes precisamos nos colocar no lugar do outro para refletirmos sobre nossas ações e a dos outros. Temos muita facilidade para criticar, mas pouca para agir, é mais fácil olhar e se omitir.
Vivemos em uma sociedade que cada vez mais exerce o poder de domínio tradicional, carismático ou racional/legal sobre tudo e todos, as pessoas se deixam dominar facilmente, às vezes até ingenuamente por religiões, seitas, política, familiares, pessoas, mídia, etc.


Visitei e comentei os blog's das colegas: Jandira, Magali, Elisandra e Leilla W.
Gostei muito das diferentes contextualizações que li.

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

ECS 4 - Visitando blogs


Olhar os blogs de colegas é bem interessante, porque pode-se ler e comentar o trabalho feito, até dá ás vezes para se ter idéia de algumas atividades que não ficaram claras ou que a interpretação foi diferente. Outro detalhe importante é que vendo como o blog está sendo usado, enfeitado, ou editado, também dá vontade de fazer e pesquisar a respeito, assim mando e-mail, comento perguntando e recebo respostas.
Comentei alguns blogs, e a atividade que mais li foi sobre o texto do Saramago - A ilha desconhecida , o que mais me chamou a atenção foi o do Marcelo , achei muito poético.

Quanto a revisão das atividades foi importante ter mais tempo para releitura de textos e pesquisa nos blogs indicados que não haviam sido visitados. Lendo minhas postagens pude corrigir erros ortográficos , idéias e rever pensamentos , criticar meu próprio trabalho, avaliando meu entendimento. Havia comentado em um blog de colega sobre o texto do Durkheim que era muito confuso, mas hoje já consigo lê-lo com outro olhar, mas não foi uma atividade que gostei de fazer, prefiro as que construímos nossos próprios textos ou comentários, sem perguntas a serem seguidas, acho que não estou mais acostumada com isso, no início parecia que não ia saber fazer, mas consegui .
A atividade que mais gostei foi a do Saramago, cada vez que leio o meu texto ou de colegas me surpreendo com o que está escrito e vejo que realmente somos seres pensantes diferentes, ainda bem!!!!

domingo, 15 de outubro de 2006

Parabéns Professor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



ORAÇÃO DO PROFESSOR

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.
Antonio Pedro Schlindwein

sábado, 14 de outubro de 2006

Blog Pedagógico

Criei um blog pedagógico e gostaria muito da colaboração de todos para realmente atingir os objetivos esperados de:

gostar de matemática, aprender jogos, mandar embora o medo, aprender a construção do número, trocar experiências e materiais.

o endereço é Sempre Matemática


aguardo material por e-mail: curiosa.rs@globo.com

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Blogs - professora Patrícia


Bastante interessante a definição de blog , parece tão fácil , motivador e prazeroso aprender através dos blogs, podemos interagir, ler e fazer comentários, pesquisar, viajar.
São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projeto a ser desenvolvido, ele é uma ferramenta de fácil utilização, o que facilitou para as pessoas poderem publicar suas idéias.
Na educação, os blogs oferecem muitas opções de atividades tanto para aluno quanto para professor. É possível fazer trocas com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater um mesmo tema, favorecendo assim a produção escrita e a leitura.
Visitando os blogs pedagógicos gostei muito do Zaptlogs que é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia(como ele se define), neste blog as postagens são muito interessantes e de fácil leitura. Também gostei do Relato de Experiências que é um blog onde encontramos relatos de projetos de escola públicas, de vários lugares , de diferentes turmas, tem também relatos de professores sobre dúvidas ou curiosidades e projetos colaborativos.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Avaliando

Como o tempo passa rápido, desde o início do curso 21.08 até hoje quantas mudanças já aconteceram, estas para melhor. Antes jogava no computador , lia e-mails e notícias, hoje tenho um objetivo que me faz ser mais curiosa, mais pesquisadora, mais micreira, mais ousada, mais aluna , até já fiz coisas que não deram certo e tive que refazer, claro que fiquei chateada, mas valeu a aprendizagem, ainda bem que temos professores e tutores nos auxiliando. Ainda tenho muito que aprender , mais a tecnologia está cada vez mais próxima e acessível, o medo está ficando distante.
Uma das coisas que gosto de fazer é olhar e ler os blogs que tenho acesso, é muito interessante ver como cada um pensa e escreve, as vezes uma atividade tem várias interpretações, sei que eu poderia comentar mais os blogs, isso quase não faço, só olho, mas vou começar a comentar , quem sabe comentem no meu.
É bem legal receber comentários, fico feliz quando comentam no meu blog e fico frustrada quando não recebo nenhum comentário , parece que o meu trabalho foi esquecido, mas entendo porque nem todo mundo consegue ter acesso rápido a internet e a maioria das vezes a preocupação maior é com a conclusão dos trabalhos, muitos colegas nem tem tempo de ler os seus próprios comentários.
Espero que o nosso curso aproxime cada vez mais as pessoas mesmo sendo através do computador, comigo isso já começou a acontecer e estou muito feliz, a impressão que tenho é que as pessoas da frente de outro computador são mais próximas, do que algumas pessoas que me rodeiam, porque temos objetivos em comum.

Ser criança/ ter fé


Hoje 12 de outubro , que lindo dia!
Comemoramos nesta data o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, tão longe e tão perto caminham juntas a fé e a criança que existe em em cada um de nós , mesmo que adormecida. Todo adulto sonha, mas a criança , sonha e fantasia, acredita sem pestanejar ,é infantil, pura, inocente até o dia que se torna adulta e começa a duvidar das coisas e daí o mundo se torna mais difícil, sem graça , cheio de compromissos , o tempo é pouco, os dias são pequenos. Acabamos esquecendos dos sonhos, da imaginação, da fé, da conquista, da necessidade de acreditar que existe alguém ou algo maior que nós , que faz a vida ter sentido .

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

CURIOSIDADE


Lendo Paulo Freire gostei muito do que ele disse sobre CURIOSIDADE, me chamou a atenção porque meu nick(apelido) é Curiosa e categoricamente sou uma pessoa muito curiosa, para mim isto é uma das minhas principais qualidades , sem ela acho que não teria chegado onde estou e não teria atingido os objetivos que atingi em minha vida.

“A curiosidade é a fonte fundamental do conhecimento: a curiosidade, no fundo, revela interesse e, também, usa interesses. Descobre, gera, eu acho que é assim. Pra mim é um problema sério você não a defender, você não respeitar eticamente a curiosidade das pessoas” (p.131).
Conversa com Paulo Freire – BOLEMA, Boletim de Educação Matemática, Ano 16, n.20, 2003.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Atividade 3- professora Suzana


Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva positivista.

Questões para reflexão após leitura de : DURKHEIM, Émile . A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim a definição de Stuart Mill quanto a educação pode gerar confusão, porque engloba fatos inter diversos que não poderiam estar reunidos num mesmo vocábulo com relação principalmente as diversas influências que as coisas, as gerações e os próprios homens exercem uns sobre os outros que difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças (ser que nasce egoísta e a-social, que ao entrar na vida traz apenas sua natureza de indivíduo) que precisam construir uma natureza de vida moral e social.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkheim destaca dois tipos principais, segundo KANT, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz; e a definição utilitária de James Mill, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes . O ponto fraco de ambas é querer definir a educação com fato acabado, que pode servir para todos os indivíduos de várias gerações e de diferentes meios sem levar em consideração muitas variantes destacando o tempo, a história da humanidade e a sociedade que se estruturam.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação de acordo com Durkheim é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou já existiram verificando e aprendendo o que há em comum, deve-se levar em consideração as ações e influências que as gerações causam umas sobre as outras, principalmente dos adultos sobre os jovens e crianças, faz-se definir a natureza específica dessa influência de uma geração a outra.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Não há povo em que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem que suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular considera como indispensáveis a todos os seus membros. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. Por outro lado, sem uma tal ou qual diversificação, toda cooperação seria impossível: a educação assegura a persistência desta diversidade necessária, diversificando-se ela mesma e permitindo as especializações.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Conclui que ¨A educação não é, pois, para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência¨.
Quer dizer que se faz necessário através de um conjunto de diferentes aspectos e idéias levar a criança a conseguir se sociabilizar dentro dos diferentes meios em que vive ou que pode vir a viver.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica que bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Segundo Durkheim o homem não é humano senão porque vive em sociedade. É através da sociedade que o individuo consegue enxergar além dele mesmo e assim considerar outros interesses senão o dele. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Atividade 2 - visitando sítios e blogs


Gostei de visitar os sites sugeridos, foi legal conhecer diferentes maneiras de organização de blogs e sítios, apesar que sinceramente não sei muito bem a diferença entre eles. Fiquei mais curiosa sobre blogs, porque também tenho um . Descobri que é um meio muito interessante de trocar experiências, de fazer pesquisas, de conhecer outras realidades, de obter informações e conhecimento. Fiquei curiosa quanto a questão de poder postar em outros blogs, isso ainda não sei fazer. É incrível como um blog pode servir para diferentes meios, podem ser colaborativos, pessoais, educativos, informativos, de projetos, de disciplinas. Entrando em diferentes blogs e sítios podemos viajar e encontrar diferentes pensamentos e opiniões de pessoas comuns , crianças ou adultos( novos ou velhos).
Gostei muito do Proa Virtual RS -
http://proavirtualrs.pbwiki.com/ mas não consegui comentar, havia material diverso postado de maneira diferente por links acho com várias janelas para serem abertas e do Relatos de Experiências - http://quemfaz.blogspot.com/ comentei com carinho o seguinte texto :

Sou ainda criança
Mas uma pequena cidadã, e
Bastante preocupada
Com esta situação.
O país está um caos,
Tanta coisa por fazer
E os políticos?
Não podemos neles crer.
É uma pena não termos
Em quem poder confiar
Pois votar é nosso direito
Mas como exercitar?
Quem sabe as coisas mudem
Precisamos acreditar
Mas é tanta sujeira,
Que se precisa limpar!
Povo brasileiro,
Vamos nos organizar
E bastante conscientes
Em 1ºde outubro, votar.

Camila de Moraes Rodrigues4ª série Prof. Mônica - MG

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Atividade - Professoras Suzana e Salete

Atividade 1

Lendo o Conto a Ilha Desconhecida de José Saramago me deparei com questões relevantes para o meu processo de crescimento e de transformação:
“...pessoalmente saber o que quero...”, quero ser feliz comigo e com os que amo (família) , crescer pessoalmente e profissionalmente, fazer a diferença;
“...expor suas necessidades ou suas ambições...”, sei hoje que preciso falar para ser ouvida, ninguém vai adivinhar o que quero, preciso me expor;
”...mais lhes pertencerás tu a eles do que eles a ti, que tu, sem eles, és nada, e que eles , sem ti, poderão sempre navegar...” , é muito importante ter consciência que as pessoas não nos pertencem e que conseguem viver sem nós e nós sem elas, não podemos nos apropriar do que não é nosso, principalmente dos filhos, dos alunos;
”... porta das decisões, que é raro ser usada...”, tomei muitas decisões na vida e não me arrependo de nenhuma, acho que tudo tem um porque, tudo tem sua hora e seu motivo
“...hora de mudar”..., mudança, palavra que desconcerta, tenho receio do novo, mas o procuro a todo instante ;
“...que o destino costuma comportar-se conosco”..., acredito no destino, mas acho que sempre temos escolhas;
“...todas as ilhas mesmo as conhecidas, são desconhecidas enquanto não desembarcamos nelas...”, com certeza se não desembarcarmos nas ilhas , nunca a conheceremos , mas também se não a desbravarmos, e a transformar-mos continuaremos sem a conhecê-las totalmente;
“...gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar...”, ser ou ter, eu Marta sou muito mais o SER do que o TER, não procuro o que os outros tem, mas sim o que são;
”...quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sai de ti, não chegas a saber quem és...”, ainda estou a procura de mim mesma, porque só pararei de me procurar o dia que não mais sonhar , e neste dia provavelmente não estarei mais viva, porque a vida e feita de sonhos, e corro atrás dos meus sonhos ;
A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma” , já me lancei ao mar, a terra, ao espaço a muito tempo, acredito que somos uma ilha desconhecida ou não, isto depende de nós mesmos.
Eu Marta quando criança era muito calma , dedicada, quieta, aceitava as coisas sem discutir, muito envergonhada, não tomava decisões, mas gostava de ser líder , de ter o domínio das situações frente os colegas, mas não frente dos adultos o medo ou o respeito prevaleciam. Até minha adolescência não tinha opinião formada e posso dizer que era “Maria vai com as outras”, concordava para ser aceita pelas pessoas, me sentia inferior, pequena, precisava que os outros gostassem de mim, acho que nesta época eu mesma não me valorizava, não olhava para dentro de mim e não enxergava a pessoa que era, e o que eu podia ser. Tanto é que não tinha aspirações, nem sabia o que eu queria , me bastava trabalhar para poder ajudar em casa e me vestir conforme a moda , para fazer parte de um ciclo de amizades. Não pensava em mim e sim nos outros. Sempre fui muito dedicada, precisava disso e tirava boas notas na Escola, assim era vista , comentada, procurada. Demorei um bom tempo para me descobrir, para saber que eu existia, faz pouco que sou a Marta de hoje (com qualidades e defeitos , mas sincera, amiga, companheira, mãe, mulher, professora, lutadora, sonhadora, que corre atrás do que acredita), esta pessoa não é a mesma de quando casou1988, nem a mesma que começou o Magistério em 1992 e o concluiu em 1994 cheia de teorias e sem prática, nem a mãe de 1995(Bárbara), diferente da mãe de 2002(Eduardo). Cresci muito destes anos para cá, não na altura é claro , mas quanto pessoa. Olho hoje o tempo que passou e vejo que tudo faz parte de uma aprendizagem, que tudo tem um motivo, que nada acontece por acaso, que somos levados pelo vento, mas temos o leme do nosso barco em nossas mãos.
Quando comecei a lecionar perto da minha casa em São Leopoldo/RS na escola que estou até hoje ( Paulo Beck- bairro São Miguel / 1998 - muitos dos alunos da minha escola tem o pai preso e a mãe não trabalha, são frutos de famílias desestruturadas”(não nuclear), vivem em condições precárias), não imaginava que a vida pudesse ser tão diferente, meus conceitos e valores tiveram que ser revistos, a escola me deu um novo olhar, um descobrir, um relevar. É incrível como aprendemos e nos tornamos mais fortes vendo que o outro passa por dificuldades , inquietações e necessidades bem diferentes das nossas. Aprendi muito nesta caminhada, me tornei professora porque queria ter uma profissão e poder ter estabilidade, foi uma oportunidade que me apareceu e que eu soube aproveitar, na verdade acho que nunca sonhei ser professora e nunca fui incentivada, mas hoje sei e tenho certeza que não poderia ser outra coisa , gosto do que faço, tenho sede de conhecimento, de informação, de tecnologia, de transformação, de “EDUCAÇÃO” . Hoje sei que posso fazer valer minha opinião, que posso ser ouvida e que não preciso da aceitação de todas as pessoas, não preciso me moldar conforme o ambiente que estou, preciso sim é ser eu mesma , estar de bem comigo, me agradar, me posicionar, auto-avaliar, preciso ousar e enfrentar as dificuldades e medos( violência, perdas) de cabeça erguida, para chegar a algum objetivo que quero em determinado momento, por que estou em constante movimento, assim como as coisas mudam , meus objetivos e sonhos também mudam e se transformam, tornam-se maiores ou até menores, mas não menos importantes.
Tenho consciência que ainda terei que buscar muitas coisas na minha vida pessoal e profissional e fico feliz por isso, porque se não tivesse esta consciência estaria parada, sem viver, daí sim seria uma ilha( apenas um pouco de terra).

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

É pra valer


Hoje decididamente começaram para valer as disciplinas que nos foram apresentads no dia 19.9, na aula presencial. Quanto a gente lê tudo o que tem que fazer dá um medão, mas nada que não seja possível e que não valha a pena, sei que a leitura será fundamental e a pesquisa também. É muito interessante esta forma de aula à distância , mesmo estando longe, me sinto perto dos professores e colegas, consigo saber o que pensam lendo seus textos e suas mensagens, parece que estão ali ao alcance das mãos. O computador é fascinante , é uma ferramenta que nos faz viajar e querer ter domínio sobre ele. Estou feliz e me sinto desafiada a buscar cada vez mais a aprendizagem junto com informação e conhecimento.
bjs

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Ser professora.....

Esta poesia define o que é ser professora pra mim.
Tenho a certeza que estou no caminho certo e ser professora /educadora é minha essência e busco cada vez mais ser melhor.


Pessoal

Ontem teve aula presencial, com as professoras Salete e Suzana, e o professor Leonardo, infelizmente a professora Cíntia não estava. Tivemos muita informação ao mesmo tempo e parecia que a cabeça ia dar um nó. Acho que é bem difícil para
quem ainda não se apropriou da tecnologia, mas devagarinho isso vai acontecendo, e o medo vai indo embora, a confusão se desfaz. Espero conseguir cada vez mais entender isto tudo que é tão novo, mas que é tão bom e significativo. Desde o início do curso cada vez mais me acho melhor, mais pensante, pesquisadora, avaliativa, em busca de conhecimento e informação.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

A vida faz sentido

Meus lindos filhos, Bárbara(11 anos) e Eduardo(4 anos) e minha sobrinha-neta Isabela(3dias) Posted by Picasa

sábado, 16 de setembro de 2006

Conversas sobre Educação - Rubem Alves


Estou lendo Conversas sobre Educação, comecei ontem e hoje terminei. É um livro muito gostoso de ler com um conteúdo maravilhoso que faz com que nós professores paremos para pensar . Não havia ainda lido nada de Rubem Alves, mas agora pretendo ler mais.
Ele diz:
" Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: "Veja!"- e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. O seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente. E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos. Vivemos para ter alegria e para dar alegria. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca se havia visto."
"Neste sentido, a educação não tem fim, porque a vida é infinita".

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Pensamento


" Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido".
Rubem Alves


quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Etapa vencida


Hoje estou satisfeita comigo mesma , depois de muito evitar o blog me senti obrigada a trabalhar nele já que era atividade para esta semana. Ontei fiquei um tepão pesquisando e mudando meu blog , consegui até colocar mais uma foto . Valeu a curiosidade e a tarefa da semana, só assim tive vontade de aprender e entender como funciona e o que é um blog.

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Página do Orkut (click e entre)


Colegas de Educação a distância - Pedagogia UFRGS, que tal termos uma página bem interessante no Orkut, ela já foi criada é UFRGS- EAD Pedagogia só precisa de sua colaboração com notícias , eventos fóruns.
Espero que ela tenha muitos membros e peço que divulguem a página
Obrigada, Marta

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Dúvida

Muitas dúvidas tenho sobre o curso, mas acho que devagar chegarei lá, o que tem me encomodado é que não consigo me comunicar através do blog, alguém pode me ajudar?
Obrigado

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Simplesmente Marta


Sou uma pessoa simples, mãe, mulher, professora, amiga, sincera. Gosto das pequenas coisas e estou muito feliz por estar participando do Primeiro grupo de alunos de Pedagogia a Distância da UFRGS

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Sonho

¨Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos - para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos¨ ( guia do aluno UFRGS)

Começo uma nova etapa, depois de muito tempo achando desculpas para não estudar me encontrei. Acho que estou no caminho certo, conseguirei administar casa, trabalho e aula. Esperei muito por este curso a distância e estou apostando muito nele , espero que no final eu ganhe o jogo que começou no dia 21.08.06 no Pólo de São Leopoldo