sábado, 14 de outubro de 2006

Blog Pedagógico

Criei um blog pedagógico e gostaria muito da colaboração de todos para realmente atingir os objetivos esperados de:

gostar de matemática, aprender jogos, mandar embora o medo, aprender a construção do número, trocar experiências e materiais.

o endereço é Sempre Matemática


aguardo material por e-mail: curiosa.rs@globo.com

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Blogs - professora Patrícia


Bastante interessante a definição de blog , parece tão fácil , motivador e prazeroso aprender através dos blogs, podemos interagir, ler e fazer comentários, pesquisar, viajar.
São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projeto a ser desenvolvido, ele é uma ferramenta de fácil utilização, o que facilitou para as pessoas poderem publicar suas idéias.
Na educação, os blogs oferecem muitas opções de atividades tanto para aluno quanto para professor. É possível fazer trocas com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater um mesmo tema, favorecendo assim a produção escrita e a leitura.
Visitando os blogs pedagógicos gostei muito do Zaptlogs que é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia(como ele se define), neste blog as postagens são muito interessantes e de fácil leitura. Também gostei do Relato de Experiências que é um blog onde encontramos relatos de projetos de escola públicas, de vários lugares , de diferentes turmas, tem também relatos de professores sobre dúvidas ou curiosidades e projetos colaborativos.

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Avaliando

Como o tempo passa rápido, desde o início do curso 21.08 até hoje quantas mudanças já aconteceram, estas para melhor. Antes jogava no computador , lia e-mails e notícias, hoje tenho um objetivo que me faz ser mais curiosa, mais pesquisadora, mais micreira, mais ousada, mais aluna , até já fiz coisas que não deram certo e tive que refazer, claro que fiquei chateada, mas valeu a aprendizagem, ainda bem que temos professores e tutores nos auxiliando. Ainda tenho muito que aprender , mais a tecnologia está cada vez mais próxima e acessível, o medo está ficando distante.
Uma das coisas que gosto de fazer é olhar e ler os blogs que tenho acesso, é muito interessante ver como cada um pensa e escreve, as vezes uma atividade tem várias interpretações, sei que eu poderia comentar mais os blogs, isso quase não faço, só olho, mas vou começar a comentar , quem sabe comentem no meu.
É bem legal receber comentários, fico feliz quando comentam no meu blog e fico frustrada quando não recebo nenhum comentário , parece que o meu trabalho foi esquecido, mas entendo porque nem todo mundo consegue ter acesso rápido a internet e a maioria das vezes a preocupação maior é com a conclusão dos trabalhos, muitos colegas nem tem tempo de ler os seus próprios comentários.
Espero que o nosso curso aproxime cada vez mais as pessoas mesmo sendo através do computador, comigo isso já começou a acontecer e estou muito feliz, a impressão que tenho é que as pessoas da frente de outro computador são mais próximas, do que algumas pessoas que me rodeiam, porque temos objetivos em comum.

Ser criança/ ter fé


Hoje 12 de outubro , que lindo dia!
Comemoramos nesta data o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, tão longe e tão perto caminham juntas a fé e a criança que existe em em cada um de nós , mesmo que adormecida. Todo adulto sonha, mas a criança , sonha e fantasia, acredita sem pestanejar ,é infantil, pura, inocente até o dia que se torna adulta e começa a duvidar das coisas e daí o mundo se torna mais difícil, sem graça , cheio de compromissos , o tempo é pouco, os dias são pequenos. Acabamos esquecendos dos sonhos, da imaginação, da fé, da conquista, da necessidade de acreditar que existe alguém ou algo maior que nós , que faz a vida ter sentido .