sexta-feira, 27 de outubro de 2006

ECS6


Entendi que , Weber considerava que para entender a Sociedade era preciso considerar o indivíduo em sua ação social em sua interação, levando em consideração as partes primeiro para depois o todo. Também considerava que o poder é construído e permeia as relações sociais.

Analisando situações vividas a partir da teoria de Weber no meu local de trabalho atentando para as relações:
Ser /estar x papéis - Poder/hierarquia


Trabalho em uma escola municipal onde tivemos eleições para escolha da direção, onde foi montada uma chapa com a diretora e a vice-diretora, porque as supervisoras foram indicadas pela diretora( ela as escolheu por afinidade ou competência, não sabemos o que foi levado em consideração , simplesmente ela fez convites e não consultou o grupo de professores, se alguém gostaria de se candidatar ao cargo . Assim professores, funcionários, e comunidade (pais e alunos) escolheram se aceitavam ou não a diretora e a vice que estavam concorrendo, porque não escolheram qual direção queriam, só havia uma chapa e esta incompleta. Assim a direção de hoje está diretora, vice e supervisora porque na verdade são professoras concursadas como qualquer colega de trabalho, que neste atual momento estão exercendo um cargo que lhes dá poder, mas também obrigações. Professores ( que exercem domínio sobre os alunos) e funcionários devem a direção satisfação de suas atribuições, somos cobrados assim como a direção o é pela Secretaria da Educação e esta é pela Prefeitura e assim hierarquicamente.

terça-feira, 24 de outubro de 2006

ECS8


Oi pessoal! Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?

Meu e-mail é curiosa.rs@globo.com

domingo, 22 de outubro de 2006

ECS5


Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva weberiana

Max Weber deixa claro em suas obras que há três tipos IDEAIS( palavra ideal empregada não significa desejável e sim "puro") de dominação . Com isso, ele traz as características de cada dominação, mas deixando claro que são características puras, abstratas, que na realidade concreta não se expressam exatamente conforme as descrições dadas.


Resumindo são:
Dominação carismática: ocorre quando o líder exerce a sua influência em virtude das suas qualidade pessoais, onde a legitimidade está fundamentada na fé que o liderado depositar no líder, surge a partir de um AFETO que o povo nutre por uma pessoa por acreditar que esta pessoa possui poder heróico, santidade, ou seja ela alguém exemplar a se seguir.
Dominação tradicional: ocorre quando o poder de mando tem por base um respeito pela tradição e pelo passado, onde a legitimidade se dá pelo costume e pelo sentimento de que “é correto” fazer as coisas da maneira tradicional, exemplo seria o pai sobre a família.
Dominação racional-legal: ocorre quando o poder é legitimado por leis, regras, regulamentos e procedimentos, surge pelos interesses, baseia-se na legitimidade e legalidade das ordens e do direito de mando que os nomeados possuem.

Para Weber a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta, penso que por isso descreveu os tipos de dominação.
O principal objetivo de Weber: compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais , propõe que se deve compreender, interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido e evidenciar irregularidade das condutas. (Wikipédia)

Dominação, palavra pesada até para escrever , tem um sentido específico, exerce poder.
Somos dominados diariamente por leis, pessoas, mitos e sabemos disso . Temos consciência e cada vez mais aumenta os que dominam e os que se deixam dominar. Interessante é que uma pessoa dominada também pode ser dominador, triste isso por que muitas vezes precisamos nos colocar no lugar do outro para refletirmos sobre nossas ações e a dos outros. Temos muita facilidade para criticar, mas pouca para agir, é mais fácil olhar e se omitir.
Vivemos em uma sociedade que cada vez mais exerce o poder de domínio tradicional, carismático ou racional/legal sobre tudo e todos, as pessoas se deixam dominar facilmente, às vezes até ingenuamente por religiões, seitas, política, familiares, pessoas, mídia, etc.


Visitei e comentei os blog's das colegas: Jandira, Magali, Elisandra e Leilla W.
Gostei muito das diferentes contextualizações que li.