sábado, 4 de novembro de 2006

ECS7

Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva marxista
Karl Marx nasceu numa família em Trier em 5 de Maio de 1818 de classe média e morreu em Londres a 14 de Março de 1883 . Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas, tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público. Economista, filósofo e socialista alemão, estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana e formou-se em Iena, em 1841. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels que nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895, era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família, quando estudante Hengels, adere a idéias de esquerda começa então aí uma amizade íntima durante a vida toda entre Marx e Hengels.
Marx foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista .
Karl Marx foi o único cérebro de primeira grandeza a apelar diretamente para as massas, articulando incansavelmente para que ocorresse a aliança entre a humanidade pensante (os intelectuais) com a humanidade sofredora (o proletariado), desde o princípio da sua atividade jornalista e política aproximou-se da causas populares, incitando os que tivessem sede e fome de justiça a se unirem, a se organizarem e a reivindicarem. Para ele eram proletários - as massas arregimentadas pela indústria -, os novos Prometeus. Somente eles, afirmou, por dominarem a nova tecnologia fabril, poderiam construir um mundo melhor.
Relata-se que Marx era um pai meigo e amoroso. Gostava muito de caminhar com a família e dizia que os filhos devem educar os pais. Ele e sua família sofreram vários infortunos materiais, porém sua família sempre o apoiou. Dizia que a relação homem-mulher é uma troca de valores. Mas quando um dos parceiros deixa-se alienar pelo dinheiro, os valores são opostos: o amor se transforma em ódio, a fidelidade se dilui. "O amor é o meio de o homem se realizar como pessoa", dizia.
Marx e Hengels lutaram para acabar com o capitalismo, acreditavam que o socialismo adicionado ao equilíbrio transformaria a sociedade e formaria uma nova sociedade onde o indivíduo produzindo seu meio de existência produziria também indiretamente sua própria vida material e com seu esforço e dedicação mudaria suas condições materiais transformando a si mesmo.

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

ECS6 parte2

Participação fórum

Com relação a minha participação no fórum, posso dizer que a leitura foi diária, muitas vezes me identifiquei com a opinião das colegas, mas não deixava respostas, porque acho o fórum pouco dinâmico, muito confuso, onde se escreve e se não prestar atenção nem acha mais a mensagem. Acredito que isso poderia ser revisto, seria bem mais interessante como é o A2, ou MSN , um chat realmente , onde o tempo seria real e poderíamos nos comunicar e obter respostas, daí sim haveria troca idéias ,de opiniões, seria prazeroso. O fórum é parado e as vezes parece que as pessoas nem leram o que foi escrito, é tão estranho , imaginava que os fóruns seriam on line .( isso foi um parênteses, minha opinião, pois já que não podemos quase nos ver, seria agradável conversar pelo computador).


Bem coloquei algumas opiniões no fórum e li quase todas , pude perceber que mesmo sendo escolas diferentes as realidades são parecidas, as inquietações também, principalmente com relação :
  • democracia,
  • burocracia,
  • baixa auto-estima dos alunos,
  • pouco interesse cultural e formal dos pais ,
  • escola desempenhando vários papéis,
  • preocupação com a formação do aluno(ser transformador), com a desigualdade social , com preconceito,
  • dominação em todos os ambientes, hierarquia,
  • exercício constante do poder ( obediência) ,
  • aluno com diferentes histórias, muitas necessidades,
  • muitas mudanças nas escolas com relação a pensamentos e pouca mudança estrutural,
  • necessidade de apropriação da tecnologia,
  • vontade de mudar, mas pouca ação .

Nesta atividade visitei e comentei os blogs das colegas:

  • Sílvia de Sapiranga
  • Sandra de Alvorada
  • Magali de Alvorada
  • Renata de Três Cachoeiras