sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

ECS11- Educação escolar e políticas públicas no Brasil.


Escrever sobre este tema é realmente importante,principalmente porque a teoria é linda e maravilhosa,que me revolta, porque existem muitas Leis, que estão apenas no papel e não são colocadas em prática.
  • Começo por esta mudança de 8 para 9 anos de ensino obrigatório e gratuíto, acompanhei durante este ano esta discussão porque muito me interessa , visto que meu município esta tentando se adequar aLei. Em uma discussão que acompanhei para haver esclarecimentos ficou dito que os alunos devem ter 6 anos até 31 de março, mas a Lei deixa claro que a criança tem direito ao ensino gratuíto e que é obrigatório a partir dos 6 anos, então não interessa quando ela faz aniversário, no decorrer do ano ela tem direito a vaga nas escolas. Questionei sobre isso e a resposta que recebi foi que os pais terão que procurar a Justiça, para poderem incluir seus filhos na rede escolar. Também que é a Educação infantil que deve absorver estas crianças, mas a maioria das crianças de 0 a 6 anos não consegue vaga nas escolas infantis públicas, visto que à poucas vagas e é feito sorteio, quem não é sorteado precisa procurar creches pagas.
  • Outra questão é que quem pode pagar e não precisa trabalhar frequenta Universidade Federal, porque a maioria estudou em escolas particulares e fez cursinhos pagos e quem paga com muita dificuldade porque o que ganha e quase o que custa uma cadeira estuda em Universidade Privada e a maioria estudou em escolas públicas.

Nossa realidade frente a Educação é triste, sabemos de muitos problemas, conhecemos as Leis e nos sentimos amarrados. Somos profissionais buscando conhecimento para trabalhar a realidade de nosso educando, e muitas vezes as Escolas onde trabalhamos são rotuladas como fracas, que dá o mínimo de conteúdos, que o aluno não consegue seguir adiante, mas nos últimos anos a preocupação é o aluno como um todo, um ser em formação, e não só os conteúdos, a Escola pública se preocupa com os diversos aspectos do aluno, não que a particular não se preocupe, mas é diferente porque tem uma concorrência séria entre as particulares para ver quem oferece mais atividades diversificadas, o aluno na maioria é visto como um número.

Vários professores assim como outros profissionais, colocam seus filhos em Escolas particulares porque querem proporcionar uma Educação melhor, mais forte, que leve seu filho a competição, a concorrência.

Não tem preço


Quero repartir com todos o que aconteceu hoje.
Na minha Escola eu e mais algumas colegas proporcionamos uma aula diferente para os alunos, com jogos , videokê, pintura de rosto, teatro, histórias, Papai - Noel e o aluguel de uma cama-elástica.
Infelizmente a atividade não fui com todos as turmas, não ouve envolvimento dos outros professores, mas na hora do recreio proporcionamos para os alunos a cama-elática e como temos um aluno cadeirante, vi ele olhando colocando a mãozinha na cama, sentindo o embalo, ele não mexe mãos nem pernas, só com ajuda. Então quando terminou o recreio fui até ele e perguntei se ele queria ir na cama-elástica, ele me olhou e disse:
- Se a minha professora deixar.
Pedi para a professora e ela deixou, fui com ele e com a enfermeira que o auxilia na sala , porque ele usa um computador, o colocamos na cama então subi, ela pegou ele no colo , ele deitou e rolou e aí ficou deitado , só esperando, expliquei que eu ia pular e ele também. Foi maravilhoso ver o brilho dos olhos dele, nada paga a felicidade que ele sentiu, ele gritava, se mexia, vibrava, e quando eu dizia que ele ia pular mais alto, ele ficava esperando e a sensação que dava é que ele estava realizado, se sentindo muito FELIZ, podendo fazer o mesmo que seus colegas.