quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Atividade 3- professora Suzana


Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva positivista.

Questões para reflexão após leitura de : DURKHEIM, Émile . A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim a definição de Stuart Mill quanto a educação pode gerar confusão, porque engloba fatos inter diversos que não poderiam estar reunidos num mesmo vocábulo com relação principalmente as diversas influências que as coisas, as gerações e os próprios homens exercem uns sobre os outros que difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças (ser que nasce egoísta e a-social, que ao entrar na vida traz apenas sua natureza de indivíduo) que precisam construir uma natureza de vida moral e social.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkheim destaca dois tipos principais, segundo KANT, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz; e a definição utilitária de James Mill, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes . O ponto fraco de ambas é querer definir a educação com fato acabado, que pode servir para todos os indivíduos de várias gerações e de diferentes meios sem levar em consideração muitas variantes destacando o tempo, a história da humanidade e a sociedade que se estruturam.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação de acordo com Durkheim é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou já existiram verificando e aprendendo o que há em comum, deve-se levar em consideração as ações e influências que as gerações causam umas sobre as outras, principalmente dos adultos sobre os jovens e crianças, faz-se definir a natureza específica dessa influência de uma geração a outra.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Não há povo em que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem que suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular considera como indispensáveis a todos os seus membros. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. Por outro lado, sem uma tal ou qual diversificação, toda cooperação seria impossível: a educação assegura a persistência desta diversidade necessária, diversificando-se ela mesma e permitindo as especializações.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Conclui que ¨A educação não é, pois, para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência¨.
Quer dizer que se faz necessário através de um conjunto de diferentes aspectos e idéias levar a criança a conseguir se sociabilizar dentro dos diferentes meios em que vive ou que pode vir a viver.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica que bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Segundo Durkheim o homem não é humano senão porque vive em sociedade. É através da sociedade que o individuo consegue enxergar além dele mesmo e assim considerar outros interesses senão o dele. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.