sexta-feira, 6 de outubro de 2006

CURIOSIDADE


Lendo Paulo Freire gostei muito do que ele disse sobre CURIOSIDADE, me chamou a atenção porque meu nick(apelido) é Curiosa e categoricamente sou uma pessoa muito curiosa, para mim isto é uma das minhas principais qualidades , sem ela acho que não teria chegado onde estou e não teria atingido os objetivos que atingi em minha vida.

“A curiosidade é a fonte fundamental do conhecimento: a curiosidade, no fundo, revela interesse e, também, usa interesses. Descobre, gera, eu acho que é assim. Pra mim é um problema sério você não a defender, você não respeitar eticamente a curiosidade das pessoas” (p.131).
Conversa com Paulo Freire – BOLEMA, Boletim de Educação Matemática, Ano 16, n.20, 2003.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Atividade 3- professora Suzana


Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo - educação: a perspectiva positivista.

Questões para reflexão após leitura de : DURKHEIM, Émile . A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim a definição de Stuart Mill quanto a educação pode gerar confusão, porque engloba fatos inter diversos que não poderiam estar reunidos num mesmo vocábulo com relação principalmente as diversas influências que as coisas, as gerações e os próprios homens exercem uns sobre os outros que difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças (ser que nasce egoísta e a-social, que ao entrar na vida traz apenas sua natureza de indivíduo) que precisam construir uma natureza de vida moral e social.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkheim destaca dois tipos principais, segundo KANT, "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz; e a definição utilitária de James Mill, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes . O ponto fraco de ambas é querer definir a educação com fato acabado, que pode servir para todos os indivíduos de várias gerações e de diferentes meios sem levar em consideração muitas variantes destacando o tempo, a história da humanidade e a sociedade que se estruturam.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação de acordo com Durkheim é preciso considerar os sistemas educativos que existem ou já existiram verificando e aprendendo o que há em comum, deve-se levar em consideração as ações e influências que as gerações causam umas sobre as outras, principalmente dos adultos sobre os jovens e crianças, faz-se definir a natureza específica dessa influência de uma geração a outra.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Não há povo em que não exista certo número de idéias de sentimentos e de práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for a categoria social a que pertençam. No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Tem que suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e o grupo social particular considera como indispensáveis a todos os seus membros. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. Por outro lado, sem uma tal ou qual diversificação, toda cooperação seria impossível: a educação assegura a persistência desta diversidade necessária, diversificando-se ela mesma e permitindo as especializações.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Conclui que ¨A educação não é, pois, para sociedade, senão o, meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência¨.
Quer dizer que se faz necessário através de um conjunto de diferentes aspectos e idéias levar a criança a conseguir se sociabilizar dentro dos diferentes meios em que vive ou que pode vir a viver.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Explica que bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Segundo Durkheim o homem não é humano senão porque vive em sociedade. É através da sociedade que o individuo consegue enxergar além dele mesmo e assim considerar outros interesses senão o dele. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Atividade 2 - visitando sítios e blogs


Gostei de visitar os sites sugeridos, foi legal conhecer diferentes maneiras de organização de blogs e sítios, apesar que sinceramente não sei muito bem a diferença entre eles. Fiquei mais curiosa sobre blogs, porque também tenho um . Descobri que é um meio muito interessante de trocar experiências, de fazer pesquisas, de conhecer outras realidades, de obter informações e conhecimento. Fiquei curiosa quanto a questão de poder postar em outros blogs, isso ainda não sei fazer. É incrível como um blog pode servir para diferentes meios, podem ser colaborativos, pessoais, educativos, informativos, de projetos, de disciplinas. Entrando em diferentes blogs e sítios podemos viajar e encontrar diferentes pensamentos e opiniões de pessoas comuns , crianças ou adultos( novos ou velhos).
Gostei muito do Proa Virtual RS -
http://proavirtualrs.pbwiki.com/ mas não consegui comentar, havia material diverso postado de maneira diferente por links acho com várias janelas para serem abertas e do Relatos de Experiências - http://quemfaz.blogspot.com/ comentei com carinho o seguinte texto :

Sou ainda criança
Mas uma pequena cidadã, e
Bastante preocupada
Com esta situação.
O país está um caos,
Tanta coisa por fazer
E os políticos?
Não podemos neles crer.
É uma pena não termos
Em quem poder confiar
Pois votar é nosso direito
Mas como exercitar?
Quem sabe as coisas mudem
Precisamos acreditar
Mas é tanta sujeira,
Que se precisa limpar!
Povo brasileiro,
Vamos nos organizar
E bastante conscientes
Em 1ºde outubro, votar.

Camila de Moraes Rodrigues4ª série Prof. Mônica - MG