sábado, 4 de novembro de 2006

ECS7

Concepções de humano, mundo e educação na perspectiva marxista
Karl Marx nasceu numa família em Trier em 5 de Maio de 1818 de classe média e morreu em Londres a 14 de Março de 1883 . Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas, tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público. Economista, filósofo e socialista alemão, estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana e formou-se em Iena, em 1841. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels que nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895, era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família, quando estudante Hengels, adere a idéias de esquerda começa então aí uma amizade íntima durante a vida toda entre Marx e Hengels.
Marx foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista .
Karl Marx foi o único cérebro de primeira grandeza a apelar diretamente para as massas, articulando incansavelmente para que ocorresse a aliança entre a humanidade pensante (os intelectuais) com a humanidade sofredora (o proletariado), desde o princípio da sua atividade jornalista e política aproximou-se da causas populares, incitando os que tivessem sede e fome de justiça a se unirem, a se organizarem e a reivindicarem. Para ele eram proletários - as massas arregimentadas pela indústria -, os novos Prometeus. Somente eles, afirmou, por dominarem a nova tecnologia fabril, poderiam construir um mundo melhor.
Relata-se que Marx era um pai meigo e amoroso. Gostava muito de caminhar com a família e dizia que os filhos devem educar os pais. Ele e sua família sofreram vários infortunos materiais, porém sua família sempre o apoiou. Dizia que a relação homem-mulher é uma troca de valores. Mas quando um dos parceiros deixa-se alienar pelo dinheiro, os valores são opostos: o amor se transforma em ódio, a fidelidade se dilui. "O amor é o meio de o homem se realizar como pessoa", dizia.
Marx e Hengels lutaram para acabar com o capitalismo, acreditavam que o socialismo adicionado ao equilíbrio transformaria a sociedade e formaria uma nova sociedade onde o indivíduo produzindo seu meio de existência produziria também indiretamente sua própria vida material e com seu esforço e dedicação mudaria suas condições materiais transformando a si mesmo.