segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Visão pessoal

Sei que a ECS 12 foi cancelada, mas resolvi dar uma olhadinha no meu blog para ver o que já havia feito. É muito interessante este processo de rever trabalhos, mas é gratificante porque assim dá pra ver a caminhada que começou com muitas dúvidas e medos e que hoje já estão superados. No início eu nem sabia o que era um blog, hoje gosto muito de escrever no meu e ler o conteúdo dos meus colegas. O tempo passou muito rápido e as mudanças aconteceram, estou mais segura, gosto do que faço , vejo a Educação com outros olhos e vejo que o caminho a ser percorrido é longo, difícil, porque não depende só de mim, mas sim de toda uma estrutura de Sociedade .

Avaliação Final 2 - Seminário Integrador

Link para o Colaborar do meu

sábado, 23 de dezembro de 2006

Wikistórias- ECS 10 - relato



Achei muito interessante, engraçado, prazeroso participar do inwikistórias, foi agradável compartilhar com os colegas de forma informal o que quiséssemos, pena que ainda não nos sentimos com liberdade de contribuir na página pessoal do outro. As salas foram criadas e os assuntos depois claro de um tempo de assimilação e de aprendizagem de como utilizar a página foram se desenrolando de forma coloquial , como se realmente estivéssemos conversando.
Eu dei uma olhadinha quase todos os dias na sala que estava participando nº 5 . Abri uma sala especial que surtiu muitos questionamentos e inquietações a partir de perguntas levantadas na atividade nº 9 Grupo F.
Foi bom ler o que outras pessoas escreveram e ver que não estou sozinha frente a problemas, rotinas e desafios que acontecem no meu dia a dia.

Um dos parágrafos que quero destacar é o seguinte:

"São escolas separando as crianças por níveis sociais, pelo rendimento da série anterior, pela idade, pelo comportamento, pelos problemas psicológicos, neurológicos ou ainda, professores escolhendo os alunos com quem querem trabalhar no ano seguinte. Também é real a divisão entre professores do turno da manhã, tarde e noite, bem como dos professores de área e currículo ou ainda, a maior de todas as separações observadas que é entre professores e funcionários e até uma divisão entre os próprios funcionários dos serviços gerais, merendeiras e monitores como se cada segmento não fizesse parte do mesmo ambiente escolar. Ora, se nós adultos, não reagimos e lutamos para modificar essa situação dicotômica no ambiente escolar, como podemos transmitir esse ensinamento aos nossos alunos"?

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

ECS 11 - Grupo F Colaborar


Postamos nosso texto da atividade em Grupo no Colaborar.
Este trabalho foi mais interessante do que o outro porque trocamos mais , o fórum foi agradável , conseguimos conversar, colocando nossas opiniões, angustias, questionamentos e reflexões. Infelizmente nossa colega Nilsa não pode participar por um motivo particular envolvendo a mãe dela, que está hospitalizada.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

ECS11- Educação escolar e políticas públicas no Brasil.


Escrever sobre este tema é realmente importante,principalmente porque a teoria é linda e maravilhosa,que me revolta, porque existem muitas Leis, que estão apenas no papel e não são colocadas em prática.
  • Começo por esta mudança de 8 para 9 anos de ensino obrigatório e gratuíto, acompanhei durante este ano esta discussão porque muito me interessa , visto que meu município esta tentando se adequar aLei. Em uma discussão que acompanhei para haver esclarecimentos ficou dito que os alunos devem ter 6 anos até 31 de março, mas a Lei deixa claro que a criança tem direito ao ensino gratuíto e que é obrigatório a partir dos 6 anos, então não interessa quando ela faz aniversário, no decorrer do ano ela tem direito a vaga nas escolas. Questionei sobre isso e a resposta que recebi foi que os pais terão que procurar a Justiça, para poderem incluir seus filhos na rede escolar. Também que é a Educação infantil que deve absorver estas crianças, mas a maioria das crianças de 0 a 6 anos não consegue vaga nas escolas infantis públicas, visto que à poucas vagas e é feito sorteio, quem não é sorteado precisa procurar creches pagas.
  • Outra questão é que quem pode pagar e não precisa trabalhar frequenta Universidade Federal, porque a maioria estudou em escolas particulares e fez cursinhos pagos e quem paga com muita dificuldade porque o que ganha e quase o que custa uma cadeira estuda em Universidade Privada e a maioria estudou em escolas públicas.

Nossa realidade frente a Educação é triste, sabemos de muitos problemas, conhecemos as Leis e nos sentimos amarrados. Somos profissionais buscando conhecimento para trabalhar a realidade de nosso educando, e muitas vezes as Escolas onde trabalhamos são rotuladas como fracas, que dá o mínimo de conteúdos, que o aluno não consegue seguir adiante, mas nos últimos anos a preocupação é o aluno como um todo, um ser em formação, e não só os conteúdos, a Escola pública se preocupa com os diversos aspectos do aluno, não que a particular não se preocupe, mas é diferente porque tem uma concorrência séria entre as particulares para ver quem oferece mais atividades diversificadas, o aluno na maioria é visto como um número.

Vários professores assim como outros profissionais, colocam seus filhos em Escolas particulares porque querem proporcionar uma Educação melhor, mais forte, que leve seu filho a competição, a concorrência.

Não tem preço


Quero repartir com todos o que aconteceu hoje.
Na minha Escola eu e mais algumas colegas proporcionamos uma aula diferente para os alunos, com jogos , videokê, pintura de rosto, teatro, histórias, Papai - Noel e o aluguel de uma cama-elástica.
Infelizmente a atividade não fui com todos as turmas, não ouve envolvimento dos outros professores, mas na hora do recreio proporcionamos para os alunos a cama-elática e como temos um aluno cadeirante, vi ele olhando colocando a mãozinha na cama, sentindo o embalo, ele não mexe mãos nem pernas, só com ajuda. Então quando terminou o recreio fui até ele e perguntei se ele queria ir na cama-elástica, ele me olhou e disse:
- Se a minha professora deixar.
Pedi para a professora e ela deixou, fui com ele e com a enfermeira que o auxilia na sala , porque ele usa um computador, o colocamos na cama então subi, ela pegou ele no colo , ele deitou e rolou e aí ficou deitado , só esperando, expliquei que eu ia pular e ele também. Foi maravilhoso ver o brilho dos olhos dele, nada paga a felicidade que ele sentiu, ele gritava, se mexia, vibrava, e quando eu dizia que ele ia pular mais alto, ele ficava esperando e a sensação que dava é que ele estava realizado, se sentindo muito FELIZ, podendo fazer o mesmo que seus colegas.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

ECS10


Ser professora!

Como Paulo Freire escreveu:

"Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam". ( 1996, p. 60).

Lendo sobre Paulo Freire pode-se ter esperança, vontade, ousadia. As questões que ele abordou são importantes e serão vistas e revistas com o passar de muitos anos, porque ele fala em sonho , em fantasia, criar, inovar, ser diferente fazendo a diferença, buscando a construção de si , contribuindo na construção do outro. Quando me deparo com a palavra INACABADO, vejo que realmente Paulo Freire tem razão , que somos seres inacabados convivendo com outros seres inacabados, buscando uma sociedade e um mundo melhor, mas muitas vezes nesta busca olhamos para o nosso umbigo e esquecemos dos outros, e acabamos fazendo coisas para o nosso bem esquecendo dos que nos cercam. Somos egoístas, individualistas. É preciso uma caminhada constante. O professor precisa muito de conhecimentos e trocas para melhorar a sua prática. Infelizmente ainda parece que vivemos no passado no que se refere a Educação , é incrível que temos consciência disso e fazemos muito pouco para mudar, as crianças mudaram, o professor mudou , mas a Escola estruturalmente continua bem dizer a mesma, claro que algumas com mais recursos, mas ainda infelizmente centrada em conteúdos, notas , pareceres, aprovação, reprovação, cópia, caderno, quadro e giz .

O professor corre atrás das mudanças procurando ler e entender o que acontece com a tecnologia, com o mundo , com as famílias e principalmente com seu aluno . Aluno este que tem acesso de diferentes maneiras a muitas informações ao mesmo tempo, mas não consegue transformá-las em conhecimento, que é curioso, que é único, que não consegue ficar parado, que é agressivo ou passivo, que é atento ou desatento, que mostra seu desencantamento ou é encantado por diversas coisas que não fazem parte da rotina escolar, que não interage ou fala demais, que não está motivado, que vai na aula só pra comer merenda e brincar ou que vai na aula esperando encontrar respostas para suas inquietações, que não são as mesmas de seus colegas.

É muito irônico constatar que nós professores temos muitas inquietações em comum, e mesmo distantes e em escolas diferentes enfrentamos problemas e episódios parecidos , que nos perturbam, encomodam , alegram, nos fazem andar, correr, ir de encontro a uma resposta. Infelizmente encontramos estas respostas na teoria e ainda não conseguimos colocá-las em prática, precisamos ser mais unidos, lutar pelos nossos ideais. É isso que passamos pra nossos alunos: que eles façam a diferença, que se tornem cidadãos, que possam contribuir na sociedade, mas e nós professores?? Não somos meio parados, não esperamos respostas prontas, leis, ordens, que nos digam o que fazer e como fazer??

Acredito que todos nós estamos em um caminho comum , o da inquietude, do questionamento , da auto-avaliação, da aprendizagem, mas ainda continuamos esperando. Claro que fazemos a diferença, que nos posicionamos, mas é preciso mais, é preciso OUSADIA.

Quanto a participação na Wikistórias , achei muito interessante , fiz várias leituras e contribuí com minhas colegas e elas comigo, pude trocar informações, acontecimentos .No começo foram muitas apresentações, mas depois a fila andou e os assuntos surgiram . Também abri uma sala sobre o Trabaho em grupo e diferenças, que teve contribuições, onde ouve espanto quanto a um dos questionamentos. O assunto que me intrigou foi referente a GREVE que é comum os professores fazerem , mas que nos últimos anos, não tem dado muito certo e quem sai perdendo são os alunos e os professores, eu particularmente nunca fiz greve, mas já fui aluna em ano de greve, não que não acho importante lutar pelo que temos direito, mas esta maneira não me agrada.

sábado, 2 de dezembro de 2006

Construção de página

Colegas!!!!!!!!!!!!!
Construí minha página da semana 9 ( TICs).

Achei uma gracinha!!!!!!!!!!!!
E vocês?????

sábado, 25 de novembro de 2006

Minha apresentação

Desabafo

Escreverei aqui o que não consegui dizer na aula presencial do dia 23.11.
Desde o início estou me questionando como as pessoas não se prepararam para este curso, escutei muitas reclamações , principalmente com relação ao computador, as leituras, e as atividades , gostei muito do que a professora Suzana lembrou com relação a aula presencial onde teríamos que ir 4 noites e ainda fazer os trabalhos.
Eu estou muito feliz de poder estar cursando Pedagogia na UFRGS à distância, é o que sempre procurei, fazer uma faculdade onde eu pudesse ficar em casa, não precisando sair toda as noites e poder me formar em 3 a 4 anos. Me encomoda que as pessoas não consigam entender que comprar um computador e colocar banda larga sai bem mais barato do que pagar afaculdade, transporte, lanches,e roupas, Como disse no pólo nem sabia que iria ter o pólo, pensei que seria só em casa , como outros cursos à distância que as pessoas precisam se virar sozinhas. Sinto algumas colegas muito dependentes e com medo do novo, se não sei devo correr atrás, fazer um cursinho de informática, ter tempo, pensar que esta oportunidade é única e que estamos sendo privilegiadas com tutores e professores que devem estar confusos e cheios de coisas para fazer ,e conseguem dar conta, afinal todos temos família, vida social, trabalho , problemas, particularidades,.................