sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Blogs - professora Patrícia


Bastante interessante a definição de blog , parece tão fácil , motivador e prazeroso aprender através dos blogs, podemos interagir, ler e fazer comentários, pesquisar, viajar.
São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projeto a ser desenvolvido, ele é uma ferramenta de fácil utilização, o que facilitou para as pessoas poderem publicar suas idéias.
Na educação, os blogs oferecem muitas opções de atividades tanto para aluno quanto para professor. É possível fazer trocas com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater um mesmo tema, favorecendo assim a produção escrita e a leitura.
Visitando os blogs pedagógicos gostei muito do Zaptlogs que é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia(como ele se define), neste blog as postagens são muito interessantes e de fácil leitura. Também gostei do Relato de Experiências que é um blog onde encontramos relatos de projetos de escola públicas, de vários lugares , de diferentes turmas, tem também relatos de professores sobre dúvidas ou curiosidades e projetos colaborativos.